Escolha a formação à sua medida, construa o seu percurso.
O Cheque-Formação + Digital é uma oportunidade única, porque oferece um apoio financeiro para que possa investir na sua formação
A Medida Cheque-Formação + Digital está integrada no Programa Emprego + Digital 2025, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, e visa apoiar e incentivar o desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital.
Dúvidas frequentes sobre o Cheque-Formação + Digital
-
Qualquer trabalhador pode candidatar-se a receber este apoio, sem limitação pela natureza do seu vínculo de trabalho, nomeadamente:
- trabalhadores por conta de outrem;
- trabalhadores independentes;
- empresários em novo individual;
- e sócios de sociedades unipessoais.
-
- linguagens de programação;
- análise de dados;
- business intelligence;
- ferramentas de produtividade e colaboração;
- comércio digital;
- gestão de redes sociais;
- UX/UI design;
- cibersegurança e segurança informática;
- robótica;
- CRM;
- sistemas de automação;
- indústria 4.0.
-
Não. A formação deve ser prestada por uma entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Pode consultar as entidades formadoras certificadas no site da DGERT (exemplo da ficha da Empower-Up).
-
Só serão reembolsados os custos com ações de formação profissional que tenham iniciado após 28 de setembro de 2022 ou ao longo do ano 2023.
-
São elegíveis despesas como os custos da inscrição, de frequência e de certificação até ao limite anual de 750 €, desde que tenham sido comprovadamente suportadas pelo candidato. Necessita de apresentar uma fatura dessas despesas, emitida por entida certificada pela DGERT.
-
As candidaturas ao apoio Cheque-Formação + Digital vão abrir em setembro. Podem ser efetuadas através de um formulário que estará disponível no portal IEFP online.
Aproveite já a aula grátis, saiba como a Formabase pode ajudar no seu futuro!
Aprenda programação ou análise de dados com um método à sua medida
A aprendizagem da programação pode, sem dúvida, aumentar a sua produtividade. Desde o crescimento das habilidades de resolução de problemas, a promoção da criatividade, o incentivo à aprendizagem contínua até ao aumento da confiança e da independência, os benefícios de um curso de programação são vastos.
Se a programação não é o seu objetivo mas pretende aumentar a sua produtividade na análise de dados ou em outras aplicações, os cursos de Excel, VBA ou aplicações Office são uma alternativa a considerar.
Ilustração de stories/freepik.com
Sim, quero marcar uma aula grátis sem compromisso